Para você que busca performance nos treinos, ganho de massa muscular, definição e emagrecimento, este artigo é pra você! Vou compartilhar com você a diferença que existe entre os tipos de proteínas, whey protein, body balance e proteína vegana e, o famoso suplemento creatina.
Mas além de explicar pra você as características que diferenciam e te ajudar a escolher o melhor suplemento para você, quero que nesse artigo você entenda a diferença de escolher uma marca de suplemento da linha funcional.
Proteína BodyBalance®
Para começar esse artigo vamos iniciar falando da nova tecnologia de suplemento de proteína, a proteína de colágeno body balance. Como tudo que é novo ainda temos muito que aprender dessa proteína. Mas mas os dados atuais sugerem que o modo de atuação desta solução baseia-se no impacto multifatorial dos peptídeos bioativos de colágeno sobre os diversos processos metabólicos e sobre a unidade funcional dos músculos como um todo, como músculos e o metabolismo da gordura.
A proteína BODYBALANCE® é composto por peptídeos bioativos de colágeno específicos, que em combinação com a prática de exercícios físicos moderados, a suplementação com BODYBALANCE® contribui para a redução da gordura corporal, o aumento da massa magra, da força e resistência muscular. Exerce efeitos positivos sobre dois dos principais constituintes do corpo humano: a massa magra e a massa gorda.
Benefícios da proteína BODYBALANCE®
- Auxilia no aumento da massa magra corporal
- Auxilia na redução da massa de gordura corporal
- Auxilia no aumento da força muscular e na recuperação muscular
- Perfil único e específico de peptídeos e distribuição de massa molecular
- Auxilia no aumento da biossíntese de colágeno e proteoglicanos na fáscia muscular.
Conheça o Whey Protein
O termo Whey Protein vem da tradução do inglês, proteína do soro do leite, que se refere às proteínas do soro extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo.
Whey protein é uma proteína considerada padrão ouro pelo seu valor biológico. O valor biológico é a escala de graduação usada para determinar se determinado nutriente é usado com eficiência pelo organismo. Whey protein contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Aumentam também os níveis de Glutationa, um potente antioxidante.
Onde os antioxidantes são responsáveis por destruírem os radicais livres. Esses radicais livres lesionam ou até matam nossas células. O Whey apresenta também um excelente perfil de aminoácidos essenciais os quais nosso organismo não produz, tais como: triptofano, cisteína, lisina, leucina, isoleucina e valina; sendo estes três últimos, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que auxiliam para um melhor rendimento no treino e recuperação muscular.
As proteínas desse suplemento têm absorção rápida e chegam intactas na corrente sanguínea, tornando uma excelente opção para ser ingerida no pós-treino. Os três tipos mais comuns comercializados dessa proteína são:
Whey Protein isolado
É a forma de Whey mais pura. Promete alcançar altos teores de proteína, chegando à margem de até 95% da composição. Apresentam em sua formulação pequenas quantidades, ou até mesmo ausência, de outros componentes, como lactose, gorduras, carboidratos, entre outros. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos os aminoácidos essenciais e não essenciais. Seu processo de digestão é considerado excelente e sua absorção no organismo é rápida, melhorando rapidamente lesões musculares.
Whey Protein concentrado
Possui menor valor proteico, variando entre 25 e até 90%, dependendo do tipo do produto. Porém, apresenta uma considerável quantidade de lactose, carboidratos e gorduras. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de suplemento pela alta quantidade de lactose em sua composição, principalmente pessoas intolerantes á esse composto. É um tipo de Whey mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. É a forma mais barata de Whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.
Whey Protein hidrolisado
É aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando os aminoácidos, sob forma de di e tri-peptídeos, que são mais rapidamente absorvidos. O Whey protein isolado 100% hidrolisada é livre de lactose e gordura. Podendo ser consumidos por intolerantes e alérgicos á lactose.
Proteína vegana
O valor nutricional de uma proteína depende de sua composição em aminoácidos e de sua digestibilidade. As fontes proteicas vegetais contêm proteínas em menor teor do que as animais e apresentam aminoácidos limitantes, consequentemente, vegetarianos necessitam consumir proteínas em maior quantidade.
As proteínas muitas vezes não são consumidas o suficiente em uma dieta vegetariana ou vegana, e na prática de atividade de resistência e força, os indivíduos procuram por sua suplementação também. A proteína vegetal pode vir de várias fontes, além da soja que é atualmente a mais conhecida e utilizada. Uma outra opção é a proteína da ervilha, que quando associada a treinamento de força, pode estimular a síntese de massa muscular de modo similar à suplementação com whey protein.
A proteína de linhaça, outra ótima opção usada como suplemento proteico vegano, onde sua composição de aminoácidos é comparável à da soja, ambas apresentam altas taxas de ácido aspártico, glutamina, arginina, leucina e glicina, caracterizando como uma proteína completa. Já a proteína de arroz apresenta uma das maiores concentrações de lisina, importante proteína para a hipertrofia muscular.
Conheça a Creatina
A creatina é uma combinação polipeptídica de glicina, arginina e metionina, sendo conhecida como ácido acético metilguanidina” De acordo com Bargieri, Vancini e Lira (2005) dos suplementos nutricionais, a creatina é um dos mais populares entre os atletas, sendo usualmente ingerida na forma monoidratada, que é bem tolerada pelo organismo proporcionando rápido aumento de sua concentração plasmática. Para fazer uma escolha de maior pureza da sua creatina indico buscar pelo selo de matéria prima CREAPURE®, é o nome da marca de creatina monohidratada pura, matéria prima produzida na Alemanha. O grau de pureza da marca CREAPURE® garante uma melhor absorção e trazendo uma melhor performance.
Dediquei um artigo completo somente desse suplemento, CREATINA, então vou deixar aqui a indicação: https://karinevincenzi.com.br/os-efeitos-ergogenicos-da-creatina/.
O que é um suplemento funcional?
O suplemento para ser considerado funcional precisa ter identificado em seu rótulo com selos de qualidade funcional, aqui eu vou colocar alguns desses selos que representam a qualidade da linha funcional.
- Lactose free – Sem lactose.
- Gluten free – Sem glúten.
- Sugar free – Sem açúcar.
- GMO free – Livre de organismos geneticamente modificados.
- Paraben free – Livre de parabeno.
- Additive free – Livre de aditivos.
Qual suplemento escolho?
Quando você direciona a uma única escolha estará ignorando os benefícios da outra opção. e, como vimos aqui, ambas têm seus pontos positivos. Então sua decisão pode se basear na sua necessidade no momento. Veja os benefícios e característica de cada opção e utilize o que mais se encaixa no momento. Mas mais importante é sempre buscar um profissional nutricionista para lhe direcionais os suplementos corretos, suas quantidades e estratégias de uso.
Onde encontro?
As marcas de linha funcional indicas são: Essential Nutritiron, Nutrify, Vitafor e Sanavita (produtos nas fotos).
Essas marcas você encontra em lojas de produtos naturais de confiança. Lembrando que é importante comprar os suplementos em empresas de confiança e procedência segura. Mais importante que escolher o melhor suplemento é ter confiança na procedência. Hoje em dia tem empresas de má fé que alteram os suplementos com o objetivo de vender mais e com preços mais baixos, cuidado onde você compra. Aqui eu indico a empresa que sempre compro meus suplementos, @armazemcerealista.joinville, fica minha sugestão.
Referências
BARGIERI, Julia do Valle; VANCINI, Rodrigo Luiz; LIRA, Claudio Andre Barbosa. Suplementação de creatina e exercício. Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício. 2005.
CUPERSMID, Lilian; FRAGA, Ana Paula Rezende; ABREU, Edeli Simioni de; PEREIRA, Isabela Rosier Olimpio. LINHAÇA: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E EFEITOS BIOLÓGICOS. E-Scientia,, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 33-40, dez. 2012
PASCHOAL, V.; NAVES, A. Tratado de Nutrição Esportiva. 1 Edição. São Paulo: VP Editora, 2014.
PEREIRA, Renato Felipe; LUQUETI, Vanessa Paula; PEREIRA, Amanda Gomes; TESSARIN, Gestter Willian Lattari; ALVES, Julio César Camargo; CHIBA, Fernando Yamamoto. Suplementação da proteína da ervilha como fonte alternativa para hipertrofia muscular. Edfesportes, Buenos Aires, v. 22, n. 233, p. 1-7, out. 2017.
Creapure. Disponível em: https://www.creapure.com/pt. Acesso em dezembro,2024.